Cultura de Cuiaba

Cultura

Arte nas ruas de Cuiabá.

Vendedor de pequi, nas ruas de Cuiabá.
Boa parte das tradições cuiabanas se deveu, em parte, ao isolamento sofrido pelo município com a decadência econômica.[14] Outro fator que explica parte das características das manifestações culturais é o convívio de várias culturas desde a fundação de Cuiabá, como os índios que ali viviam, os bandeirantes paulistas e os negros levados para lá como escravos.[15] Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e nos artesanatos.
Ainda hoje permanecem traços característicos da culinária tradicional, cuja base são os peixes, pescados nos rios da região (pacu, pintado, caxara, dourado e outros) e consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a maria isabel, a farofa de banana e o pirão. Talvez o mais típico prato local seja a mujica, prato à base de peixe.
São também típicas de Mato Grosso e comuns em Cuiabá várias danças, como o cururu e o siriri, dançadas principalmente nas festas religiosas (como as de São Benedito, de São Gonçalo e do Divino Espírito Santo), bem como o rasqueado cuiabano, dançado nos bailes e festas [16].


Nenhum comentário: